Estão a decorrer até 31 de Dezembro as candidaturas à primeira edição do Prémio europeu de excelência científica no domínio dos Direitos Fundamentais, incluindo a Igualdade entre Mulheres e Homens, promovido pela AFEM - Associação de Mulheres da Europa Meridional
O prémio é destinado a autoras/es de teses de doutoramento ou monografias de nível equivalente ou superior a estas, que tenham sido realizadas entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2009.
Podem ser candidatas ao prémio teses ou monografias nos domínios do Direito, Ciências Políticas e Ciências Sociais (sociologia, filosofia, história, demografia) redigidas ou traduzidas na língua francesa. Os trabalhos devem incidir sobre a protecção dos Direitos Fundamentais, incluindo a Igualdade entre Mulheres e Homens e terem, preferencialmente, uma dimensão europeia.
O prémio tem um valor de 3.000 Euros e será atribuído na Conferência Europeia da AFEM, que terá lugar em Paris, em Abril de 2010 sob o tema «Droits sociaux et égalité des genres dans l`Union européenne: actualité des traités, de la législation et de la jurisprudence».
Criado para preservar a memória de Micheline Galabert Augé - fundadora, primeira presidente e presidente honorária da AFEM. prémio será atribuído de 2 em 2 anos, sob a égide de um comité científico (júri) e de um comité de honra, composto por personalidades do mundo académico, de instituições públicas e da sociedade civil europeia.
Mais informações sobre o regulamento do prémio estão disponíveis no site da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, coordenação em Portugal da AFEM - Associação de Mulheres da Europa Meridional.
http://www.plataformamulheres.org.pt/