A Universidade de São Paulo (USP) iniciará, no dia 1º de dezembro, um ciclo de seminários sobre o pré-sal. O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP. Serão 12 seminários temáticos no total com previsão de término em 4 de junho de 2010.
“O contexto energético, as perspectivas do pré-sal e o modelo de organização da indústria no Brasil” será o seminário de abertura na Escola Politécnica.
A palestra inicial, como tema “A energia no mundo atual e o pré-sal”, será proferida pelo professor José Goldemberg, do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP.
“O cenário energético mundial e as novas descobertas de petróleo”, com Nebojsa Nakicenovic, diretor do Global Energy Assessment, “Mercado mundial de petróleo”, com James Williams, da WTRG Economics, e “A Petrobras e o pré-sal”, com José Sergio Gabrielli de Azevedo, presidente da Petrobras, serão algumas das outras palestras do seminário.
O evento no dia 1º contará também com a inauguração do Tanque de Provas Numérico (TPN) da USP, um laboratório de pesquisa em mecânica computacional, computação científica e visualização integrado a um calibrador físico hidrodinâmico.
O TPN integra a Rede Galileu, criada pela Petrobras para possibilitar a solução dos desafios da produção e exploração de óleo e gás offshore. O novo laboratório será coordenado pelo professor Kazuo Nishimoto, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP.
http://www.iptv.usp.br/
www.iea.usp.br/inscricao/form8.html