Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com milhares de voluntários.

Recorrendo a uma rede social na internet, http://limparportugal.ning.com/, já mais de 12000 pessoas se encontram registadas neste movimento, voluntários que acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro das gerações vindouras.

Muito há ainda a fazer e a vários níveis: divulgação, identificação e caracterização de lixeiras, planeamento e, por fim, limpeza, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

Para tomar conhecimento sobre as acções que estão a decorrer no nosso concelho, vai até à rede social limparportugal.ning.com, e no separador grupos, localizem o grupo VCD – Vila do Conde, o nosso grupo de actuação, que já conta com 73 membros que planeiam, há alguns meses, a concretização deste grande evento em Vila do Conde. Consideramos que não podemos perder a oportunidade criada por este movimento nacional, deixando de fora no nosso concelho.

A actividade prioritária, nesta fase, é conseguir a tua divulgação de forma a que o concelho mobilize um numero de voluntários significativo, para procederem à organização das actividades no concelho, nomeadamente, a identificação de lixeiras, divulgação nas escolas e nos locais públicos, actividades de divulgação ambiental, etc.


“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"