Em Janeiro de 2010 será lançado o 4º Convite para a apresentação de propostas no âmbito do Programa Comunitário de Apoio à Política de Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecido pelo acrónimo CIP- ICT PSP (The ICT Policy Support Programme (ICT PSP) under the Competitiveness and Innovation Programme – CIP), com um financiamento previsto de 107 milhões EUR.
O CIP-ICT PSP actua como complemento ao 7.º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento, apoiando a implementação de soluções inovadoras mais perto do mercado, no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos Cidadãos, Empresas (em particular as PME) e Administrações Públicas dos países participantes.
Neste concurso, serão apoiados projectos nas seguintes áreas:
Tema 1: ICT for a low carbon economy and smart mobility
e.g. ICT for energy and water efficiency in social housing; ICT for water efficiency; Energy efficient co-operative transport management systems; Support to eCall implementation based on 112.
Tema 2: Digital Libraries
e.g. Coordinating Europeana; Enhancing/Aggregating content in Europeana; Digitising content for Europeana; Open access to scientific information; Statistics on cultural heritage digitisation activities.
Tema 3: ICT for health and inclusion
e.g. Enlargement of the Pilot "epSOS" on eHealth Interoperability for patient's summaries and ePrescription; scaling up of eHealth services; e-Accessibility of Public Digital Terminals; Assistive technologies and accessibility portal.
Tema 4: Open innovation for future internet-enabled services in "smart" cities
Tema 5: ICT for improved public services for citizens and businesses
e.g. Enlargement of the Pilot "SPOCS" preparing the implementation of the Services Directive; eJustice services; Universal ID.
Tema 6: Multilingual Web
e.g. Open linguistic infrastructure; Multilingual online services.
A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, enquanto Ponto de Contacto Nacional deste Programa, irá realizar um Dia de Informação sobre o CIP-ICT PSP com o apoio da Comissão Europeia, no sentido de divulgar as áreas a concurso, bem como prestar esclarecimentos adicionais relativamente ao programa e ao convite à apresentação de propostas que será lançado em Janeiro de 2010, com vista a impulsionar uma maior participação de entidades portuguesas neste concurso comunitário.
Assim sendo, vimos por este meio convidar V. Exa para este dia de informação que terá lugar no próximo dia 27 de Novembro de 2009, no Centro de Congressos do Taguspark (Núcleo Central). O programa prevê a abertura dos trabalhos às 09h30, um almoço às 13h00 e a conclusão da sessão de informação por volta das 17h30, e será publicado no sítio da UMIC- Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.
A participação neste dia de informação é gratuita, mas, para a devida organização logística e atendendo ao número limitado de inscrições, muito se agradece a indicação da participação até ao próximo dia 20 de Novembro para o seguinte endereço electrónico das Relações Internacionais da UMIC: ri@umic.pt

No dia 27 de Novembro será distribuída informação mais concreta e estabilizada sobre as áreas e subtemas a concurso.
http://ec.europa.eu/information_society/activities/ict_psp/about/index_en.htm
http://www.umic.pt/